Da mesma forma como aconteceu quando o iPhone foi lançado e vimos diversos novos smartphones rotulados pelas empresas de “iPhone Killers” (mas na verdade eles que morreram!), vamos passar pelo mesmo novamente após o lançamento do iPad. Podemos dizer que funciona assim:
1º) Empresas sempre lançaram seus tablets – que ninguém comprava por não ter vantagem nenhuma nem atratividade, além de um preço abusivo.
2º) Apple lança o iPAD. Design inovador, usabilidade semelhante a do iPhone, milhares de aplicativos, sensação de desejo pelo produto
3º) Todas as empresas (Samsung, Asus, Toshiba, etc) relançam seus tablets tentando dar um ar de sedução, atratividade (mas óbviamente continuam com preços altos!).
4º) A Apple vai continuar com imensas filas para o iPad enquanto as outras não vão vender o suficiente para pagar o custo de desenvolvimento de seus brinquedos novos.
Ok, posso parecer pessimista mas sou realista. Depois do iPad podemos ver uma enxurrada de tablets, mas sinceramente, eu não compraria nenhum deles.
O Galaxy Tab por exemplo, é bonitinho (tenta copiar o visual do iPad descaradamente), tela de 7 pol, tem câmera (uma razoável na traseira com 3mp e uma câmera horrivel na frente com resolução VGA!), processador de 1Ghz, Bluetooth, GPS, wi-fi, etc. e uma resolução de 480×800 (horrivel) Ok, e aplicativos? E jogos de qualidade? Porque as empresas gastariam portando seus jogos para um sistema que gerará poucas vendas. Ta, e o que mais eu tenho de atrativos?
A Asus lançou o seu também, e se orgulha por ser mais barato que o iPad custanto apenas US$399 (100 dólares a menos) com 10 pol e previsão para março do ano que vem, bom até lá já teremos um iPad 2. Sem contar que tem grandes chances da Asus utilizar o Windows 7.
Há rumores de que a Motorola lançara um Tablet também em 2011, o MZ600 ou StingRay, como publicado pela Unwired View.
Agora surgindo lá do passado, temos a Toshiba com o Libretto W100, um tablet de 2 telas e que já está a venda em alguns paises. Ele se diferencia por ter duas telas de 7pol, processador Pentium e, pasmem, Windows 7. Possui também 2GB de memória e um HD de 62GB. Porque não concorre com o iPad? Simples, 1.100 dólares. Eu sinceramente prefiro um Notebook nesse preço.
E para finalizar, a RIM lançará o BlackPad, o tablet inspirado no Blackberry. Custando US$499, com tela de 9.7pol, câmera frontal e traseira, wi-fi, bluetooth. 2GB de memória e processador de 1Ghz. Na minha opinião, de todos os que eu comentei, é o que tem mais chances de ficar mais tempo no mercado, não pela suas configurações apenas, mas porque o Blackberry é uma marca fantástica que represente segurança e conectividade, e tem sua legião de fãs.
Muitos vão pensar que o intuito aqui foi desmerecer os novos tablets, mas não, de forma alguma, a idéia é apenas mostrar que as empresas só costumam tentar algo diferente quando uma empresa inovadora apresenta um produto de sucesso que gera desejo, vontade de comprar. O problema é justamente esse, só fazer isso após alguém ter feito. Quem sabe um dia os fabricantes tentam inovar ao invés de só pegar uma carona ;-)
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